Boas;
Tal como tu tb tenho um EK3 de 97, com bastantes alterações, o problema principal deste carro e a linha e a caixa de velocidade, S40, feita exclusivamente para consumos.
Ora vamos então por partes, para tirares melhor rendimento do teu motor, tens 2 coisas fundamentais que tornarão o teu carro totalmente diferente, do dia para a noite.
1ª e arranjares uma caixa S20 e trocares a caixa que tens de origem, a S40, enquanto que com a S40 em 4ª dás tipo 210kms/h ao meteres 5ª parece que salta um paraquedas e o teu carro desce para os 190kms, ao trocares pela S20 vais ver que em 4 darás cerca de 190kms/h e depois ao meteres 5ª ele continua a desenvolver.
2ª A linha - Uma das hipóteses mais baratas sem dúvida e colocares os colectores do ESI e tirares os de origem e respectivo catalizador, depois e montares uma linha de 50mm e uma OBX-R Twinloop e vais ver o teu carro bastante diferente a todos os niveis.
A solução dos colectores do Esi e sem dúvida a mais barata e a que n dá espiga com os srs da autoridade, ja tive esses colectores no meu EK3, mas têm os seus limites, se queres uma coisa mesmo bem feita terás que optar por uns em inox, tipo 4-2-1 e de preferência cruzados a saida, marcas tens várias, tens a Japspeed ou a DC-Sports.
Eu no meu tenho uns coletores 4-2-1 em inox da Japspeed linha de 55mm externa e panela final obx-r Twinloop, e estou mto mas mto satisfeito.